Notícias

YouTube Shorts: como esse rival do Tik Tok pode ser interessante para empresas

Assim como TikTok e o Reels do Instagram, essa plataforma é uma nova possibilidade para a divulgação de vídeos curtos

Autor: Flávia VianaFonte: A Autora

Agora, é possível também criar vídeos curtos e compartilhá-los através do YouTube Shorts. Concorrente do TikTok, o YouTube Shorts é uma forma de editar e divulgar vídeos entre 15 e 60 segundos de duração. A moda pegou rápido, e já são mais de 5 trilhões de visualizações para esse tipo de vídeo na plataforma.

O YouTube Shorts possibilita que se use a ferramenta de edição, além de adição de textos e legendas. Também é possível usar efeitos de cores e filtros para deixar o vídeo mais marcante. O YouTube oferece ainda uma biblioteca de músicas que podem ser usadas nos vídeos.

É possível encontrar os vídeos do YouTube Shorts dentro do YouTube, em um espaço em que há uma seleção deles. Para quem está acostumado a produzir vídeos para o TikTok e para o Reels do Instagram, o YouTube Shorts entra como uma nova possibilidade de divulgação desses vídeos.

Com o YouTube Shorts, dá para alcançar uma maior audiência. A pessoa que encontra um vídeo no Shorts pode procurar por outros conteúdos produzidos e clicar em seu canal do YouTube. Os vídeos curtos têm conquistado um grande número de pessoas, e parecem ter grande potencial em diversas plataformas.

Existe também a possibilidade de se gravar diretamente no YouTube Shorts. Para tanto, deve-se fazer o login na plataforma, através de um dispositivo móvel. Ao clicar em “criar”, a próxima opção que aparece é “criar um Short”. Ao segurar o botão de captura, o vídeo estará gravando. Ao soltar, ele para de gravar.

Um bom computador como um PC gamer pode ajudar a criar conteúdos diferenciados, além de ter uma máquina potente para os jogos. Para quem trabalha com vídeos, bons equipamentos podem auxiliar na criação. Muitos hoje em dia usam também o ring light, que seria uma luz circular que melhora a iluminação para gravações.

O YouTube Shorts já começou, inclusive, a distribuir recursos para os seus criadores de conteúdo originais. Uma bolada de US$ 100 milhões está disponível para a produção. Usuários qualificados podem ser indicados para receber quantias que variam entre US$ 100 e US$ 100 mil.

Para participar, é preciso ter a idade mínima de 18 anos no Brasil e enviar, pelo menos, um vídeo curto. Se for um canal, não pode ter marcas d’água ou logotipos nos vídeos para concorrer. É necessário ficar esperto a qualquer notificação, para que se resgate a quantia dentro do prazo.

voltar

Links Úteis

Indicadores de inflação

12/202401/202502/2025
IGP-DI0,87%0,11%1,00%
IGP-M0,94%0,27%1,06%
INCC-DI0,50%0,83%0,40%
INPC (IBGE)0,48%0,00%
IPC (FIPE)0,34%0,24%0,51%
IPC (FGV)0,31%0,02%1,18%
IPCA (IBGE)0,52%0,16%
IPCA-E (IBGE)0,34%0,11%1,23%
IVAR (FGV)-1,28%3,73%1,81%

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.855 5.857
Euro/Real Brasileiro 6.3488 6.35163
Atualizado em: 10/03/2025 21:29