Notícias
5 passos para desagradar os clientes e arruinar sua carreira
Empresas de renome e pequenas: o fato é que muitas delas “adoram” maltratar o seu maior patrimônio que é o cliente.
Que a excelência no atendimento a cliente é algo fundamental nos dias atuais, isso ninguém duvida.
Mas o que não dá para acreditar é que inúmeras vezes os clientes são mal tratados, rejeitados e principalmente desrespeitados em inúmeros estabelecimentos. Empresas de renome e pequenas: o fato é que muitas delas “adoram” maltratar o seu maior patrimônio que é o cliente.
Diante destas significativas constatações, listo abaixo situações que já vivenciei, e acredito que você também, que serve como um manual didático de como maltratar e perder um cliente:
1- Horário é horário: Sempre que um cliente entrar no estabelecimento próximo ao horário de fechamento ou da saída dos funcionários, o melhor é fazer cara feira, afinal quem sabe ele não se toca e vai embora?
2- Exponha problemas do estabelecimento: Para perder clientes é legal falar mal do chefe, da empresa ou das condições de trabalho na frente de qualquer cliente, afinal isso é muito constrangedor.
3- Responda apenas o básico: Cliente que pergunta demais não se pode “dar corda”. Quanto mais atenção se dá, mais ele pergunta e incomoda o atendente.
4- Sempre deixe claro que atender é um favor: Atender é um negócio chato. É bom o cliente “se ligar” que eu estou quebrando o galho dele ao atendê-lo, ou seja, estou fazendo um favor.
5- Cliente tem que esperar: Clientes detestam esperar. Por isso caso ele entre no seu estabelecimento, e você tiver fazendo qualquer outra coisa (limpando a loja, atendendo outros funcionários, etc),continue fazendo o que já havia começado, quem sabe ele esperando um pouco, não fica cansado e vai embora?
Vocês devem estar pensando: Já vivi isso muitas vezes enquanto cliente! Pois é...esse é o retrato de muitos estabelecimento espalhados pelo nosso imenso Brasil.
Sam Walton, fundador da rede Wal Mart disse: “Clientes são capazes de demitir todos de uma empresa. Do presidente ao office-boy, apenas gastando seu dinheiro em algum outro lugar”
Portanto se você não tem amor ao seu emprego, siga esse breve manual e em pouco tempo será demitido, e aos poucos arruinará sua carreira. Mas se você é como eu, que ama o que faz, satisfaça cada vez mais seus clientes, pois o destino é um só: O reconhecimento e o sucesso profissional.
Links Úteis
Indicadores de inflação
11/2024 | 12/2024 | 01/2025 | |
---|---|---|---|
IGP-DI | 1,18% | 0,87% | 0,11% |
IGP-M | 1,30% | 0,94% | 0,27% |
INCC-DI | 0,40% | 0,50% | 0,83% |
INPC (IBGE) | 0,33% | 0,48% | 0,00% |
IPC (FIPE) | 1,17% | 0,34% | 0,24% |
IPC (FGV) | -0,13% | 0,31% | 0,02% |
IPCA (IBGE) | 0,39% | 0,52% | 0,16% |
IPCA-E (IBGE) | 0,62% | 0,34% | 0,11% |
IVAR (FGV) | -0,88% | -1,28% | 3,73% |
Indicadores diários
Compra | Venda | |
---|---|---|
Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.7632 | 5.7635 |
Euro/Real Brasileiro | 5.9737 | 5.988 |
Atualizado em: 12/02/2025 08:04 |