Notícias

4 formas que a Disney utiliza para engajar os colaboradores

Na Disney, o lema do departamento de recursos humanos é: contrate por atitude

Eu acredito que, se uma pessoa deseja profissionalmente chegar onde a maioria não chega, precisa fazer coisas que a maioria não faz. Então planejei e comecei o ano passeando com a família na Disney de Orlando e aproveitei para fazer mais uma qualificação internacional no Instituto Disney.

Fui lá para aprender, nos parques e na sala de aula, como uma das empresas mais amadas e vencedoras do planeta consegue engajar seus colaboradores para encantar nos 365 dias do ano.

Dessa vez, o tema do treinamento foi sobre como desenvolver a cultura para encantar através do engajamento da equipe, lá chamado de membros do elenco. Descrevo a seguir os 4 passos de ouro do engajamento:

1- Seleção

Não recrute apenas pela habilidade. Na Disney, o lema do departamento de recursos humanos é: contrate por atitude. Treine a aptidão. Portanto, se o candidato tiver uma atitude congruente com a cultura da empresa, a habilidade para a função pode ser desenvolvida posteriormente.

2- Treinamento

Treine o treinador. O líder precisa dar o exemplo, treinar, aprimorar-se constantemente.

Trate o atendimento com um show diante do cliente. Mas, para isso ocorrer, é preciso saber que são necessárias muitas horas de ensaio. Ensaie sempre para ter SHOW!

Ensaie o comportamento desejado, diga claramente a cada pessoa do seu time qual o comportamento que a empresa e a liderança esperam dela, nas mais variadas situações.

3- Comunicação

Observe se a forma que a empresa se comunica com o cliente externo é a mesma com a que se comunica com o cliente interno. Impressos, imagens, vídeos, ou seja, materiais impressos e virtuais.

Lembre-se de que comunicação não é o que você transmite, mas sim, como o outro entende a mensagem.

Busque incluir na sua comunicação interna o reconhecimento, formas de reconhecer publicamente as ações e os comportamentos desejáveis que forem exemplares. Isso engaja e motiva.

4- Cuidado

Lembre-se que o funcionário ou vendedor é seu primeiro cliente.

Os colaboradores Disney são convidados a pensar todos os dias em que norteiam suas decisões. Em cada situação pense: “e se fosse o Walt Disney na sua frente agora, como ele agiria?”.

Quer ser um campeão em 2019? Engaje e treine como um campeão. Imagine agora uma equipe engajada e bem treinada, até onde ela pode chegar?

Lembre-se: você faz suas escolhas, suas escolhas fazem você. Dois mil e dezenove já está aí, agora é com você!

voltar

Links Úteis

Indicadores de inflação

11/202412/202401/2025
IGP-DI1,18%0,87%0,11%
IGP-M1,30%0,94%0,27%
INCC-DI0,40%0,50%0,83%
INPC (IBGE)0,33%0,48%0,00%
IPC (FIPE)1,17%0,34%0,24%
IPC (FGV)-0,13%0,31%0,02%
IPCA (IBGE)0,39%0,52%0,16%
IPCA-E (IBGE)0,62%0,34%0,11%
IVAR (FGV)-0,88%-1,28%3,73%

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.7807 5.7811
Euro/Real Brasileiro 6.0511 6.0591
Atualizado em: 25/02/2025 03:34