Notícias
O jeito disney de encantar pequenas empresas do food service
Em suma, a premissa dos parques da empresa é sempre entregar mais do que as pessoas buscam
Muitas pessoas já ouviram falar do jeito Disney de encantar clientes. Se este não é seu caso, saiba que se trata de uma das maiores referências em gestão de negócios do mundo. Para citar brevemente a razão pela qual Walt Disney é considerado um grande empreendedor, vale mencionar alguns passos e procedimentos que foram adotados desde quando inaugurou, em 1955, a Disneylândia, um dos principais parques temáticos dos Estados Unidos.
Toda esta dinâmica tem um propósito: ir além da expectativa dos clientes. Por isso, existe entre os colaboradores do parque a cultura do cuidado com os detalhes – o que significa surpreender positivamente os “convidados”.
Eles também são treinados para proporcionar experiências memoráveis com o público, e isso significa que cada contato deve ser uma relação de troca. Em suma, a premissa dos parques Disney é sempre entregar mais do que as pessoas buscam.
Esta receita de sucesso tem sido seguida por muitas empresas e em diversos cantos do mundo. É, inclusive, utilizada em workshops e treinamentos de pessoas. A boa notícia é que qualquer companhia, de qualquer setor ou porte, pode rastrear os passos de Disney. Para isso, basta ter como o propósito a satisfação total do cliente.
Mas vamos ao que interessa: como aplicar o jeito Disney de Encantar no mercado food service? Se você tem um bar, restaurante, padaria ou qualquer negócio de alimentação fora do lar, saiba que é perfeitamente possível proporcionar aos seus clientes uma experiência inesquecível bem maior do que simplesmente se alimentar.
Além das regras tradicionais de mercado que garantem vida longa a um estabelecimento – foco no atendimento ao cliente, ser especialista em algo, manter a equipe engajada, ter um produto chamariz, usar a tecnologia em favor do negócio etc –, é preciso ir em busca de algo que surpreenda e que ainda não foi oferecido por nenhum concorrente.
Há dois anos, mais ou menos, me chamou a atenção a estratégia de um pub, localizado no ABC paulista. Seu proprietário, um canadense que morava havia seis anos no Brasil, tomou a seguinte resolução: toda a comunicação entre os atendentes e os clientes seria feita em inglês. Welcome tomou o lugar do seja bem-vindo, beer em vez de cerveja e thank you substituiu o obrigado(a).
O objetivo desta iniciativa – inédita na região – foi criar um lugar ideal não apenas para consumir uma bebida, mas para praticar o idioma. O empresário havia percebido que quem estuda a língua inglesa não tinha um local apropriado fora da sala de aula. A iniciativa do empreendedor chamou a atenção da imprensa e logo passou a fazer parte do noticiário positivo, o que, provavelmente, serviu como uma propaganda eficiente do seu estabelecimento.
A receita que ele seguiu foi simples: observou além da necessidade comum dos seus clientes e ofereceu o “algo a mais” que tantas vezes citei neste texto.
Uma projeção feita pela assessoria global Duff&Phelps diz que o mercado brasileiro de food service crescerá 20% até o próximo ano e quem deverá puxar esta alta são os millennials – pessoas nascidas entre 1980 e 2000.
Já é bastante disseminado o fato de que esta geração busca o diferente, a inovação e a conectividade. São pessoas ávidas por soluções rápidas e eficientes. Portanto, o caminho das pedras para quem deseja aplicar o jeito Disney de Encantar em seu negócio de food service começa na observação das preferências deste público.
Há outros focos, cenários e estudos. O importante é estar atento às tendências, discussões e, principalmente, ao comportamento do cliente.
Links Úteis
Indicadores de inflação
11/2024 | 12/2024 | 01/2025 | |
---|---|---|---|
IGP-DI | 1,18% | 0,87% | 0,11% |
IGP-M | 1,30% | 0,94% | 0,27% |
INCC-DI | 0,40% | 0,50% | 0,83% |
INPC (IBGE) | 0,33% | 0,48% | 0,00% |
IPC (FIPE) | 1,17% | 0,34% | 0,24% |
IPC (FGV) | -0,13% | 0,31% | 0,02% |
IPCA (IBGE) | 0,39% | 0,52% | 0,16% |
IPCA-E (IBGE) | 0,62% | 0,34% | 0,11% |
IVAR (FGV) | -0,88% | -1,28% | 3,73% |
Indicadores diários
Compra | Venda | |
---|---|---|
Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.7807 | 5.7811 |
Euro/Real Brasileiro | 6.0511 | 6.0591 |
Atualizado em: 25/02/2025 03:34 |