Notícias
Gentileza e relacionamento como estratégia de vendas
Ter uma boa estratégia de marketing, conhecer os concorrentes e ficar de olho nas inovações para a área são exemplos de ações que podem ser feitas pela empresa a fim de alcançar uma posição privilegiada no mercado de seguros. Criar um diferencial competitivo é fundamental no processo, inclusive, para um franqueado.
Ter uma boa estratégia de marketing, conhecer os concorrentes e ficar de olho nas inovações para a área são exemplos de ações que podem ser feitas pela empresa a fim de alcançar uma posição privilegiada no mercado de seguros. Criar um diferencial competitivo é fundamental no processo, inclusive, para um franqueado.
Claro que para operar a unidade ele precisa e recebe todo um respaldo e know-how da marca, mas quem faz a “coisa acontecer” é ele. Felipe Dias, 41 anos, é um desses empresários que gosta de resultados e, por isso, não esperou muito tempo e logo “buscou” suas armas para atingir o sucesso da sua unidade.
Franqueado há um ano e meio da San Martin Corretora de Seguros (rede especializada no mercado de seguros), hoje, é dele a unidade que mais vende na rede. E olha que estamos fazendo um comparativo diante de 300 unidades espalhadas pelo Brasil! E o que ele faz para conseguir tamanha façanha? Gentileza!
A “receita do bolo”, apesar de óbvia, é deixada de lado por muitos, mas tem lá seu potencial; e o empresário prova isso através de bons e fartos números. Felipe já tem uma boa experiência de mercado, há 17 anos ele é empresário – atualmente concilia sua franquia da San Martin junto à outras quatro empresas. Impulsionado pela sabedoria adquirida por todo esse tempo, ele conta que fazer um bom atendimento foi a ponte para atingir o sucesso de seus negócios, inclusive da seguradora.
“Meu diferencial é fazer um bom atendimento para que a partir disso eu fidelize clientes e também receba sempre indicações! Meu forte na San Martin, o carro-chefe, é plano de saúde empresarial, e conseguimos ótimos acordos através da indicação de empresários para outros empresários da cidade e região”, explica.
Ele fala que o relacionamento que tem com seus clientes é peça chave para novos acordos, e explica que isso acontece de forma natural. “Temos como premissa tratar com educação e gentileza os nossos clientes, criamos um elo de respeito e carinho, e assim uma coisa leva a outra”, aborda.
Networking
Felipe explica que utiliza outra estratégia também. Ele forma alianças com vendedores de outros ramos gerando troca de networking e fazendo parceria de ganhos. “Ou seja, você me indica para uma empresa e lhe retribuo com parte da minha comissão. Em agências de automóveis, por exemplo, o vendedor vendeu um carro e nos indica ao cliente para seguro de automóvel; voltamos pra ele uma parte da comissão. E assim vamos fazendo alianças!”, expõe.
Bons resultados
A condução dos negócios dessa maneira vem rendendo um grande volume de produção. A unidade do empresário atente mais de 150 clientes, e atingiu em 2018 um lucro líquido de R$300 mil. A expectativa é de que neste ano, a franquia chegue a faturar mais de R$350 mil, já para 2020, a meta é de atingir R$400 mil.
Base aliada
E atingir tais números, o empresário ressalta que o caminho é ainda, ter uma boa rede de apoio. Na San Martin, ele tem duas funcionárias assistentes responsáveis pela parte burocrática, um colaborador responsável por seguros de automóveis e outro cuidando dos serviços de forma geral. O empresário fica à frente das demandas do seguro saúde, além do network. “Quando entrei na operação, apenas eu entendia do mercado de seguros, em específico, auto. Todos tivemos que estudar e aprender sobre os produtos. Os primeiros oito meses foram de aprendizado e testes, a partir dos 12 meses os resultados começaram a aparecer. Agora temos grandes planos para o mercado. Crescer anualmente é a nossa meta, e com um time de colaboradores envolvidos e dedicamos, isso é possível”, finaliza Felipe.
Links Úteis
Indicadores de inflação
11/2024 | 12/2024 | 01/2025 | |
---|---|---|---|
IGP-DI | 1,18% | 0,87% | 0,11% |
IGP-M | 1,30% | 0,94% | 0,27% |
INCC-DI | 0,40% | 0,50% | 0,83% |
INPC (IBGE) | 0,33% | 0,48% | 0,00% |
IPC (FIPE) | 1,17% | 0,34% | 0,24% |
IPC (FGV) | -0,13% | 0,31% | 0,02% |
IPCA (IBGE) | 0,39% | 0,52% | 0,16% |
IPCA-E (IBGE) | 0,62% | 0,34% | 0,11% |
IVAR (FGV) | -0,88% | -1,28% | 3,73% |
Indicadores diários
Compra | Venda | |
---|---|---|
Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.7294 | 5.7324 |
Euro/Real Brasileiro | 5.99161 | 6.00601 |
Atualizado em: 24/02/2025 12:43 |