Notícias
O ótimo vendedor nasce pronto?
Veja dicas para que profissionais que trabalham com vendas melhorem o desempenho no dia a dia
O trabalho como vendedor nunca foi algo extremamente fácil. É claro que faz parte da vida das pessoas comprar coisas, das mais simples aos artigos de luxo, e são esses profissionais os grandes responsáveis por ajudar o consumidor a encontrar os produtos que mais atendem ao estilo de vida de cada um. Certamente, uma profissão que merece muito mais crédito do que recebe e poucos sabem que há muito estudo, preparo e paixão nos bastidores das vendas.
Por todos esses motivos, o especialista em atendimento ao cliente, gestão de pessoas e palestrante Alexandre Slivnik explica que para ser vendedor, não é necessário apenas o famoso talento "nato". "Com certeza muitas pessoas têm uma aptidão extra com vendas, mas assim como qualquer outro trabalho, é possível adquirir os conhecimentos necessários através de estudos para ser um ótimo vendedor. Minha recomendação é que os interessados em seguir essa carreira busquem bons conteúdos em livros, vídeos e treinamentos. Dessa forma é muito mais fácil alcançar sucesso", conta.
Estudo é um dos principais meios para alcançar o objetivo de quem atua neste segmento. É essencial conhecer profundamente as características do que se pretende oferecer, entender quem são os clientes e suas necessidades. Essa é uma regra de ouro. "Só assim, será possível fazer a diferença no dia a dia das pessoas que consomem", afirma Slivnik.
Ser persistente pode fazer parte do jogo e sempre foi um recurso muito utilizado, porém é preciso ter cautela. "Ao insistir demais, o vendedor pode ser visto como chato. Caso o cliente dê alguma abertura, essa ferramenta pode ser útil. Do contrário, depois da segunda ou terceira tentativa sem sucesso, talvez o melhor seja observar e ter um comportamento mais receptivo", recomenda o especialista.
Alexandre defende que a satisfação do cliente é algo extremamente importante para a empresa, já que é a fidelização que gera perenidade, mas isso só é possível se os colaboradores forem engajados e comprometidos, afinal, são eles os principais responsáveis pelo atendimento. "Os vendedores só conseguirão entender a necessidade do seu público ao entender a importância do seu trabalho", o palestrante afirma.
Uma das dicas para os responsáveis por acompanhar métricas de colaboradores é pensar em metas ambiciosas, mas que possam realmente ser atingidas pela equipe. Além de promover o crescimento contínuo, esse é um dos fatores que ajudam a manter o time motivado. A grande fórmula para obter sucesso em vendas é unir meta, motivação e reconhecimento para gerar resultados.
Links Úteis
Indicadores de inflação
11/2024 | 12/2024 | 01/2025 | |
---|---|---|---|
IGP-DI | 1,18% | 0,87% | 0,11% |
IGP-M | 1,30% | 0,94% | 0,27% |
INCC-DI | 0,40% | 0,50% | 0,83% |
INPC (IBGE) | 0,33% | 0,48% | 0,00% |
IPC (FIPE) | 1,17% | 0,34% | 0,24% |
IPC (FGV) | -0,13% | 0,31% | 0,02% |
IPCA (IBGE) | 0,39% | 0,52% | 0,16% |
IPCA-E (IBGE) | 0,62% | 0,34% | 0,11% |
IVAR (FGV) | -0,88% | -1,28% | 3,73% |
Indicadores diários
Compra | Venda | |
---|---|---|
Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.7305 | 5.7335 |
Euro/Real Brasileiro | 6.01685 | 6.03136 |
Atualizado em: 24/02/2025 03:26 |